segunda-feira, 9 de abril de 2012

O poder do dinheiro mais uma vez conquistando territórios. - parte 3 de 3

O poder do dinheiro mais uma vez conquistando territórios. - parte 3 de 3

Agora sob nova roupagem, a financeira, o capitalismo se estruturara de forma extremamente competitiva, não abrindo mão do uso da força militar para alcançar seus objetivos.

Enquanto a força militar era usada contra povos nativos da África e Ásia, que não possuíam armas e tampouco exércitos no nível dos europeus, as vitórias sucediam-se de maneira relativamente fácil. O problema veio quando a competição por mercados coloniais beirou o enfrentamento militar entre as próprias potências europeias, cada uma querendo para si fatias cada vez maiores da partilha imperialista.

O que agravou esse quadro foi o fato de que, a partir de 1870, nascem, depois de unificadas, duas novas e poderosas nações também famintas em ampliar seu domínio político e econômico através da conquista de colônias: a Alemanha e a Itália.

Qualquer observador um pouco mais atento, naqueles dias de virada de século, podia prever tranquilamente que o século XX não seria nada tranqüilo para aqueles que gostavam de viver em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário