sábado, 7 de abril de 2012

A nova economia mudando os regimes políticos europeus - parte 4 de 4

A nova economia mudando os regimes políticos europeus - parte 4 de 4

Agora estava instalado o regime republicano na Inglaterra, chamado de Commonwealth, sob poder do parlamento, composto em sua maioria pela burguesia. O parlamento aprova em 1651 os Atos de Navegação determinando que todos os produtos importados ou exportados por ingleses deveriam ser transportados por navios ingleses Parece estranho essa medida, mas é que quem dominava anteriormente o comércio marítimo era a Holanda. Isso ocasionou uma guerra entre os dois países (1652-1654), vencida pelos ingleses, o que só reafirmou o poder de sua marinha mercante sobre os mares europeus.

Em 1653 o próprio Cromwell fecha o parlamento e instala uma ditadura, auto intitulando-se Lorde Protetor da República. Apesar do governo de ditadura, a burguesia não tinha do que reclamar do Lorde Protetor. Além de favorecer o setor do comércio marítimo com os Atos de Navegação, Cromwell tratou com mão de ferro grupos de camponeses e trabalhadores que atentavam contra a propriedade privada (pilar sagrado da burguesia) e exigiam igualdade política e econômica como os diggers (escavadores) e os levellers (niveladores).

Atente como o maior historiador sobre as revoluções inglesas, Cristopher Hill, apresenta o maior líder dos diggers, Gerard Winstanley:

"Winstanley estava elaborando uma teoria coletivista que antecipa o socialismo e o comunismo dos séculos XIX e XX (...) Winstanley compreendeu o aspecto crucial do pensamento político moderno: que o poder do Estado está relacionado ao sistema de propriedade e ao corpo de ideias que sustenta esse sistema. Também é moderno ao querer uma revolução que substituiria a competição pelo interesse na comunidade, insistindo em que a liberdade política é impossível sem igualdade econômica. "19

Ilustração 15: Winstanley, junto com os Diggers, resistindo a repressão de Cromwell. Fonte:http://www.rogerlovejoy.co.uk/philosophy/diggers/thehill.htm


Com a morte de Cromwell em 1658, quem assume o poder é seu filho Richard, que sem a liderança e carisma do pai, cede as pressões do Parlamento e renuncia no ano seguinte. Quem vai reassumir o poder é a dinastia Stuart novamente, com Carlos II (1660-1685), filho do rei decapitado em 1649.

19 HILL, Christopher. O mundo de Ponta cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário