sexta-feira, 6 de abril de 2012

A nova economia transformando a religião - parte 4 de 4

A nova economia transformando a religião

- parte 4 de 4

A pergunta óbvia que se faz nesse fim de capitulo é: E a Igreja Católica com todo esse movimento e surgimento de novas igrejas cristãs? Manteve-se passiva e aceitou todas as contestações de sua conduta e doutrina?

O leitor minimamente informado sabe que uma instituição, de existência milenar, com tanto poder político (o alto clero sempre esteve governando junto com reis e imperadores, tanto na Idade Media quanto Idade Moderna), poder econômico e também ideológico jamais se conformaria com a perda de fiéis para as novas igrejas surgidas com a Reforma Protestante iniciada por Lutero. As ações empreendidas pela cristandade católica em resposta à Reforma Protestante ficaram conhecidas como Contra-Reforma.

O principal instrumento usado pelas autoridades católicas foi a convocação do Concilio de Trento, em 1545, feita pelo papa Paulo III para se discutir a doutrina católica e ações que pudessem combater o crescimento cada vez maior das igrejas protestantes. O Concilio, depois de 18 anos de debates, acaba promovendo mudanças mais no campo da disciplina da formação de religiosos e medidas de moralização de condutas como, por exemplo, dar fim a cobrança de indulgências.

Em termos doutrinários, o que ocorreu basicamente foi a reafirmação de dogmas já existentes, acompanhados agora de métodos mais violentos e persuasivos de vigilância ao respeito desses dogmas. Basicamente as principais medidas de Trento foram:


a) confirmação da fé e das obras como elementos de salvação;

b) continuação do culto a Virgem Maria e dos santos;

c) permanência da instituição do celibato para os sacerdotes;

d) respeito máximo ao papa como maior autoridade da Igreja;

e) criação de seminários para formação teórica e religiosa dos futuros padres;

f) criação do Index15, relação de livros proibidos pela Igreja católica por divulgarem conteúdo considerados heréticos a doutrina;

g) reativação da Inquisição para vigiar e punir todos que não respeitassem a doutrina católica.

Ilustração 12: Cena dos métodos cruéis usados pela Inquisição, reativada com a Contra Reforma.

Fonte: http://www.voyagesphotosmanu.com/inquisicao_portugal.htm


Somadas a todas essas ações do Concilio de Trento, a Contra-Reforma já contava desde 1534 com a atuação da Companhia de Jesus, fundada pelo espanhol Inácio de Loyola.

Os jesuítas, como são chamados os integrantes da Companhia, tinham formação religiosa rigorosa e também militar, pois tinham o ideal de missão em levar os ensinamentos católicos para as todas as regiões onde o cristianismo não fosse práticado.

Como estávamos na época das grandes navegações e conquistas coloniais, os jesuítas tiveram importância enorme na difusão da fé católica catequizando e convertendo populações inteiras da América, Ásia e África ao cristianismo católico.

15 Além de livros de autores protestantes, o Index continha obras de intelectuais renascentistas e cientistas importantes como Galileu, Newton e Copérnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário