sexta-feira, 6 de abril de 2012

A nova economia ampliando o domínio europeu - parte 3 de 5

A nova economia ampliando o domínio europeu -

parte 3 de 5

É importante salientar, mesmo que de forma repetitiva, que para que Portugal e Espanha se aventurassem como pioneiros na Expansão Ultramarina, antes tiveram que passar por dois processos fundamentais para o sucesso de tais empreendimentos: a centralização política na figura dos reis e associação com as burguesias locais. Esta mesma dinâmica ocorreu com França, Inglaterra (já livres da Guerra dos 100 anos) e Holanda, que também mobilizaram imensos recursos para conquista e exploração das novas áreas coloniais.

Voltando a exploração espanhola, o empreendimento marítimo só ocorreu depois de dois fatos essenciais para a historia política da Espanha: o casamento dos chamados reis católicos (Isabel do reino de Castela e Fernando do reino de Aragão) em 1469, e a expulsão definitiva dos muçulmanos (chamados pelos ibéricos de mouros) do ultimo reduto árabe, Granada em 1492. Esses dois fatores combinados sedimentaram a unificação dos reinos e centralizou o poder político, fato que, já vimos, era condição fundamental para a expansão marítima.

Mas Colombo estava certo. Embora acreditasse que tivesse chego às Índias (na verdade atingira ilhas no Caribe), em outubro de 1492 atracou seus navios em terra firme e inaugurou a exploração de todo um continente por quase 400 anos.5


Ilustração 6: Chegada de Colombo à América. Na imagem dois símbolos decisivos na destruição das culturas nativas: a cruz e a espada. Fonte: http://escolasphistoria.blogspot.com/2010/01/8o-ano-as-civilizacoes-pre-colombianas.html

Os franceses na América iniciaram efetivamente sua política de exploração no século XVII, durante as administrações de Richelieu e Colbert, ministros dos reis absolutistas Luís XIII e Luis XIV respectivamente.

Inicialmente, os franceses ocuparam a região do atual Canadá explorando principalmente peles e madeiras além de estabelecer contatos comerciais com os indígenas Posteriormente invadiram vasta região do interior do continente (dos grandes lagos até o atual México praticamente) que chamaram de Louisiana, em homenagem ao rei Luis XIV.

Com os desdobramentos políticos dos séculos XVIII e XIX (Guerras com países europeus, Revolução Francesa e período napoleônico) a França perdeu essas colônias para ingleses (Canadá) e norte-americanos depois de independentes (caso da Lousiana).

______________________________

5Curioso observar que nomes que damos hoje ao continente americano e as primeiras populações que aqui se estabeleceram são fruto de equivocos históricos dos europeus. Deu-se o nome de América a um continente para se homenagear não o primeiro europeu a aqui chegar, o genovês Cristovão Colombo, mas sim ao explorador florentino Américo Vespúcio, que reconheceu ser essas terras um novo continente e não as Índias Deu-se o nome de indios à população nativa do continente porque Colombo acreditava ter chego nas... Índias. N.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário