sexta-feira, 6 de abril de 2012

O nascimento de uma nova economia - parte 3 de 4

O nascimento de uma nova economia - parte 3 de 4

Para o historiador Leo Huberman, a importância das Cruzadas era tão grande que

..ajudaram a despertar a Europa de seu sono feudal, espalhando sacerdotes, guerreiros, trabalhadores e uma crescente classe de comerciantes por todo o continente; intensificaram a procura de mercadorias estrangeira; arrebataram a rota do Mediterrâneo das mãos dos muçulmanos e a converteram outra vez, na maior rota comercial entre o oriente e o Ocidente, tal como antes. 3

Com a retomada do comércio, seja por fatores internos como externos, aumentaram também os problemas de segurança, o que fez com que vários comerciantes construíssem muralhas em torno das feiras, que por sua vez estavam formadas em torno dos castelos.

Como essas construções adquiram aspectos de fortaleza, elas passam a ser denominadas de burgos (fortaleza em germânico), e seus habitantes, os antigos servos, que já não viviam mais em suas habitações no manso servil e que agora se ocupam de funções comerciais, passam a serem conhecidos como burgueses. É de se concluir com alguma facilidade que esses agrupamentos urbanos, os burgos, estão na origem do renascimento das cidades europeias.

Porém, um entrave ainda persistia para os burgueses e suas atividades. Era o fato de que os burgos, que depois se tornam cidades, estavam dentro das propriedades dos Senhores Feudais, que exigiam pagamento de impostos e determinavam leis e administração dos mesmos. Com isso, os burgueses passam a se organizar para conseguirem autonomia em relação aos Senhores Feudais.

Este processo de luta pela independência das cidades ficou conhecido como movimento comunal, e ocorreu basicamente dos séculos XI ao XIII. As cidades que conseguiam sua independência recebiam um documento denominado carta de franquia, onde ficava assegurado aos burgueses o direito de governo dessas cidades, estabelecendo administração, arrecadação de impostos dos habitantes e justiça próprias.

Ilustração 3: Repare no aspecto de fortaleza, característico das cidades da baixa Idade Média. Fonte:http://cidademedieval.blogspot.com/2008/11/assombrosa-e-deleitvel-desigualdade.html



Com as cidades constituídas e livres dos Senhores Feudais, a burguesia passa a colocar em prática os mecanismos que asseguravam maior dinâmica para o comércio.

Criam-se instrumentos como casas bancárias, letras de cambio, associações para defesa da concorrência estrangeira, chamada de guildas e também o trabalho assalariado, cada vez mais necessário para atender um mercado consumidor que não parava de crescer. Importante destacar que, na luta da burguesia pela liberdade das cidades, em muitos casos estes recebiam apoio importante de outro personagem que também pouco a pouco ia retomando seu poder: o rei.

3 HUBERMAN, Leo. Historia da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p. 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário